Como Utilizar Um Martelo Demolidor

Published on 2017-06-01

  • Como Utilizar Um Martelo Demolidor

Concreto é um material extremamente duro e difícil de quebrar. Ao fazer a mistura do cimento, areia, pedra e água, acontece uma reação química que, mais tarde, produz um material tão duro quanto uma rocha, capaz de sustentar deques, paredes e casas inteiras. Demolir esse tipo de material não é das tarefas mais fáceis, mas é algo que qualquer pessoa pode fazer. E fazê-lo sozinho economiza um bom dinheiro.  Para isso, você provavelmente vai precisar de um martelo demolidor.

Existem vários tipos de martelo demolidor, pneumáticos, hidráulicos, elétricos, etc. Neste artigo vamos falar do uso do martelo demolidor elétrico, por ser o mais utilizado em construções e reformas.

Em primeiro lugar, segurança. Lembre-se de utilizar os equipamentos de segurança como luvas, óculos protetores, botas grossas, calças compridas e protetores de ouvido. Um martelo demolidor não é um brinquedo e requer cuidados ao utilizá-lo. Um martelo demolidor pode pesar até 40 quilos e se você for do tipo baixo e magro o equipamento pode fazer você suar um pouco. Dessa forma, escolha seu operador mais forte e mãos a obra.

Verifique então o tipo de serviço a ser realizado. Para trabalhos maiores, onde uma grande área de concreto precisa ser demolida você vai precisar de um martelo mais forte, como um de 30 quilos. Para trabalhos menores ou que necessitam de mais precisão, utilize um martelo de 10 a 19 quilos, que por serem mais leves podem ser utilizados também para trabalhos de demolição na posição horizontal.

Selecione a ponteira ou a talhadeira correta. A ponteira é utilizada para fazer os furos iniciais no concreto antes de demolir por completo. A talhadeira é utilizada para cortes mais longos do concreto.

Martelos demolidores fazem um grande trabalho para demolir o concreto. Entretanto, ao demolir concreto você vai ter que lidar com vergalhões de ferro e arames e seria sensato ter em mãos outras ferramentas como uma esmerilhadeira ou uma cortadora de metal.

Outra dica importante é o operador descansar quando necessário. Um martelo demolidor pode trabalhar incansavelmente durante um dia inteiro, já um trabalhador não. Pela ferramenta pesar até 30 quilos e exigir certo controle, se os seus músculos já não estão obedecendo, comprometendo o controle do equipamento, sua segurança está também comprometida. Faça uma pausa para recarregar as energias. Se a sua obra é realmente grande, seria melhor dividir o trabalho em alguns dias.

Lembre-se de deixar o martelo demolidor fazer o trabalho. O martelo demolidor não é uma ferramenta difícil de ser utilizada. Seguem mais algumas dicas:

- Mantenha uma postura correta;

- Equilibre o martelo demolidor numa posição vertical (ou horizontal);

- Não se apoie no martelo demolidor. Deixe o peso do equipamento fazer o trabalho;

- Faça furos com 20 a 30 centímetros de distância até que uma linha de quebra se forme;

- Quebre pequenos pedaços de cada vez;

- Você pode utilizar uma barra de ferro ou pé de cabra para soltar os pedaços de concreto.

- Desligue o martelo e incline para alavancar e soltar pedaços grandes de concreto;

-Utilize uma extensão de fio longa e a mantenha esticada para evitar superaquecimento;

- Inspecione regularmente o equipamento verificando defeitos ou partes soltas;

- Evite que outras pessoas fiquem próximas à área de demolição;

Trabalhos de demolição podem dar muito trabalho, mas com certeza é melhor do que utilizar uma marreta. Na Aluguequip do Brasil você encontra martelos demolidores elétricos, hidráulicos e pneumáticos para os mais variados serviços.

Acesse: www.aluguequip.com.br ou ligue para 0800 643 4999