Betoneira: Dicas de Uso e Manutenção Preventiva

Published on 2017-06-06

  • Betoneira: Dicas de Uso e Manutenção Preventiva

Dicas para operar betoneiras elétricas:

1 – Leia o manual do equipamento e siga as instruções da NR18 antes de operar sua betoneira.

2 – Use todos os equipamentos de proteção individual indicados pelo fabricante como óculos, luvas, capacete e protetores auditivos.

3 – Aterre o equipamento adequadamente.

4- Certifique-se que não tenha pessoas na área de operação do equipamento que possam sofrer algum tipo de acidente. O equipamento deve ser isolado e sinalizado.

4 – Coloque a betoneira em um ligar plano e sólido e devidamente iluminado.

5 -  Leia as instruções de mistura na embalagem do produto.

6 – Conecte a betoneira na tomada.

7 – Ligue a betoneira antes de adicionar o material.

8 – Adicione o material com o tambor girando.

9 – Deixa a betoneira em funcionamento enquanto o cimento estiver dentro do tambor.

10 – Esvazie o tambor com a betoneira girando.

11 – Coloque o tambor para baixo para remover todos os líquidos.

12 – Lave a betoneira sem molhar o motor e partes elétricas como chave e fios.

 

Embora as betoneiras possam durar bastante sob circunstâncias adversas, você vai precisar fazer alguns serviços de manutenção básica para proteger o equipamento. Fazer regulagens gerais, limpezas e checagens na sua betoneira vai garantir que, quando você mais precisar, ela estará disponível. Se você já é proprietário de uma betoneira ou está pensando em comprar uma, você deve saber sobre os procedimentos necessários para manter sua betoneira em perfeito estado de funcionamento.

Tambor de mistura e pás

Logo após utilizar a betoneira você deve limpar o tambor e as pás. Use uma mangueira de água para remover o cimento antes que seque. Usar uma espátula para remover cimento semi-seco vai ajudar a soltar a lama enquanto você continua jogando água com a mangueira. Caso o cimento tenha secado você vai precisar utilizar uma lavadora de alta pressão. Você também pode utilizar uma espátula para remover a argamassa seca no interior do tambor. A limpeza deve ser feita com a betoneira desligada e o plug desconectado da tomada para evitar acidentes.

Motor

A limpeza interna do motor pode prolongar a vida útil do mesmo. Uma das formas é utilizar um soprador ou compressor de ar. Utilize um desses equipamentos para limpar o motor com jatos de ar para remover qualquer excesso de poeira e sujeira que possa vir a danificar o funcionamento do mesmo.

Verifique se não há fios desencapados.

Barulhos estranhos do motor podem sinalizar que os rolamentos precisam ser lubrificados ou substituídos por que estão desgastados, fazendo com que o rotor do motor arraste no estator. Nesse caso, os serviços de troca de rolamentos devem ser feitos por um eletricista.

Engrenagens, pinhão e Rolamentos

Lubrificar as engrenagens e o pinhão da sua betoneira irá proteger as partes mecânicas do equipamento contra a fricção, que podem desgastar facilmente. Aconselha-se usar um spray lubrificante ao invés de graxa. Mas você pode também utilizar óleo. A maioria dos problemas com betoneiras ocorrem por desgaste do pinhão e dos rolamentos. Manter o pinhão e os rolamentos em bom estado e trocá-los quando apresentarem sinais de desgaste irá ajudar a manter sua betoneira estável.

Os rolamentos devem ser lubrificados diariamente com o tipo de lubrificante especificado pelo fabricante. O desgaste do pinhão deve ser verificado mensalmente.

A cremalheira deve estar sempre limpa e regulada com o pinhão a fim de proporcionar um bom funcionamento da betoneira, evitando desgastes prematuros e despesas extras.

As correias devem estar em bom estado de conservação. Ao se verificar desgaste ou qualquer tipo de ruptura, desfiamento ou rachaduras, elas devem ser substituídas.

Nunca tente fazer qualquer tipo de manutenção com o equipamento ligado. Desligue a betoneira e certifique-se de que esteja desligada da tomada, evitando acidentes.

Em caso de dúvidas sempre busque informações nos manuais, nos assistentes técnicos autorizados ou com os fabricantes.

Se você está no litoral de Santa Catarina e for mais conveniente pra você alugar o equipamento, ligue para a Aluguequip do Brasil pelo telefone 0800 643 4999.