Montando Andaimes Tubulares. Dicas de Segurança.

Published on 2017-05-30

  • Montando Andaimes Tubulares. Dicas de Segurança.

Andaimes tubulares são utilizados com muita frequência na construção civil para os mais diversos trabalhos. Podem ser utilizados para uma simples troca de lâmpada no meio de um galpão quando uma escada não é suficiente ou para um complexo trabalho de pintura em um prédio de vários andares. São estruturas geralmente metálicas que servem para dar acesso a lugares mais altos com mais segurança, oferecendo uma plataforma temporária de trabalho. Na construção civil, os andaimes tubulares são montados em pares, que formam torres de elevação apoiadas em bases ou rodas.

Na Aluguequip do Brasil você encontra andaimes tubulares tanto para locação quanto para venda, inclusive de peças seminovas. www.aluguequip.com.br

Aqui estão algumas dicas da Aluguequip do Brasil em relação à utilização de andaimes tubulares:

1 - Existem vários tipos de andaimes. Tenha a certeza de que o andaime tubular é a escolha mais adequada para o tipo de serviço a ser realizado. Ao planejar sua obra ou reforma verifique se o equipamento vai precisar de rodinhas ou outro acessório adicional. Fale com a Aluguequip do Brasil para que os técnicos possam ajudá-lo. Informe o tamanho da área a ser trabalhada. Por exemplo, se você vai pintar uma parede, meça o tamanho da parede em largura e altura e o espaço atrás dela.Geralmente os componentes básicos para a montagem de uma torre de andaimes são: Sapatas ou rodinhas com travas, tirantes grandes e tirantes pequenos.

2- Utilize somente um tipo de andaime para toda a torre ou torres. É perigoso juntar andaimes diferentes mesmo que a princípio eles encaixam.

2 – Andaimes podem ser alugados ou comprados. Dependendo do tipo de empresa e da frequência de utilização, aluguel e compra tem suas vantagens.

3 – Prepare a área onde o andaime vai ser montado. O solo onde o andaime vai ser erguido precisa ser o mais reto possível. E o solo precisa ser compacto para suportar o peso do andaime mesmo em dias de chuva.  Lembre-se que a chave para uma torre segura de andaime é uma base segura.

4 – Prepare-se para o trabalho. Companhias de locação geralmente não montam as torres para os clientes. Seus trabalhadores precisam usar luvas e capacetes antes de erguer peças tubulares de aço.

5 –  Monte a primeira seção de andaimes na base e os fixe com os tirante diagonal. As próximas duas peças são montadas em cima na direção oposta. Utilize um tirante diagonal a cada três metros da torre.

6- Continue a montar a torre sempre pela parte interna do andaime e sempre utilizando uma plataforma de trabalho. Ao chegar na altura desejada, encaixe os tirantes pequenos.

7 – Andaimes com rodinhas não devem exceder a altura máxima de 6 metros. Nunca monte andaimes próximos a redes e fios elétricos. Nunca desloque o andaime com pessoas ou materiais sobre ele.

8 – Mais dúvidas, consultar a norma regulamentadora número 18 (NR18) Disponível aqui.

A Aluguequip do Brasil lembra também que a montagem dos andaimes deve ser feita por pessoas capacitadas, sempre seguindo as especificações do fabricante para a realização de um trabalho seguro e bem feito.

Qualquer dúvida, estamos à disposição através do telefone 0800 643 4999.

www.aluguequip.com.br